Atrasos de fala em crianças
Seu filho consegue se comunicar com você muito antes de falar uma única palavra!
O choro, o sorriso e as respostas de um bebê a você o ajudam a entender suas necessidades.
Aprenda como as crianças se comunicam e o que fazer quando houver preocupações com atrasos no desenvolvimento.
Instituto de Fonoaudiologia – Inayara Curti – Ribeirão Preto
Marcos importantes durante os dois primeiros anos
As crianças se desenvolvem em ritmos diferentes, mas geralmente são capazes de fazer certas coisas em certas idades. A seguir estão os marcos gerais de desenvolvimento.
Lembre-se de que são apenas diretrizes e para uma avaliação correta de algum suposto atraso na fala, o ideal é agendar uma consulta em nosso consultório aqui no Instituto de Fonoaudiologia- Inayara Curti em Ribeirão Preto-SP.
Mesmo quando há atrasos, a intervenção precoce pode fazer uma diferença significativa.
Por volta de 1 ano, a maioria dos bebês:
• Procura e é capaz de descobrir de onde vem o som;
• Responda ao nome deles na maioria das vezes ao chamá-lo;
• Acena com um “tchau”
• Olha para onde você aponta quando diz: “Olha para a bola”
• Balbucia com entonação (a voz sobe e desce como se estivessem falando em frases).
• Diz “pa-pa” para o pai e “ma-ma” para a mãe.
• Diz pelo menos 1 palavra.
• Aponte para os itens que eles desejam que estão fora de alcance ou faça sons ao apontar.
Entre 1 e 2 anos, a maioria das crianças:
• Segue comandos simples, primeiro quando o adulto fala e gesticula, e depois apenas com palavras;
• Pega objetos de outra sala quando solicitado;
• Aponta para algumas partes do corpo quando solicitado;
• Aponta para objetos ou eventos interessantes para que você também os veja;
• Traz coisas para mostrar a você;
• Aponta para objetos para que você os nomeie;
• Cita alguns objetos e imagens comuns quando solicitado;
• Divirte-se fingindo (por exemplo, fingir cozinhar). Eles usarão gestos e palavras com você ou com um bichinho de pelúcia ou boneca favoritos;
• Aprende cerca de 1 palavra nova por semana (mais próximo aos 2 anos).
Aos 2 anos de idade, a maioria das crianças:
• Aponta para muitas partes do corpo e objetos comuns.
• Aponta para algumas fotos em livros.
• Segue os comandos de uma etapa sem um gesto como “Colocar seu copo na mesa”.
• É capaz de falar cerca de 50 a 100 palavras.
• Diz várias frases de duas palavras como “vem papai”, “minha bola” e “foi embora”.
• Talvez diga algumas frases de três palavras como “Eu quero suco” ;
• É compreendido por outras pessoas (ou por adultos) em cerca de metade das vezes que fala.
Quando os marcos estão atrasados?
Se o desenvolvimento do seu filho parecer atrasado ou mostrar qualquer um dos comportamentos da lista a seguir, o ideal é agendar uma avaliação aqui no Instituto de Fonoaudiologia – Inayara Curti
• Não retribui um sorriso feliz que você deu pra ele;
• Não parece notar se você está na sala;
• Parece não notar certos ruídos (por exemplo, parece ouvir a buzina de um carro ou o latido de um cachorro, mas não responde quando você chama o nome dele);
• Age como se estivesse em seu próprio mundo;
• Prefere brincar sozinho;
• Não parece interessado em brincar com brinquedos, mas gosta de brincar com objetos da casa;
• Tem intenso interesse por objetos em que as crianças geralmente não se interessam (por exemplo, prefere carregar uma lanterna ou caneta esferográfica do que um animal de pelúcia ou cobertor favorito)
• Não parece ter medo de nada
• Não parece sentir dor de maneira típica
• Usa palavras ou frases incomuns para a situação ou repete frases vistas na TV
Os maiores problemas causados pelo Atraso na Fala:
Atrasos na linguagem são os tipos mais comuns de atraso no desenvolvimento. Uma em cada 5 crianças aprenderá a falar ou usar palavras mais tarde do que outras crianças de sua idade. Algumas crianças também apresentam problemas de comportamento porque ficam frustradas quando não conseguem expressar o que precisam ou desejam.
Atrasos simples na fala às vezes são temporários. Eles podem resolver sozinhos ou com uma ajudinha extra da família. É importante encorajar seu filho a “falar” com você por meio de gestos ou sons e que você passe muito tempo brincando, lendo e conversando com ele. Em alguns casos, seu filho precisará da ajuda de uma fonoaudióloga, para aprender a se comunicar.
Às vezes, atrasos podem ser um sinal de alerta de um problema mais sério, que pode incluir perda de audição , atraso no desenvolvimento em outras áreas ou até mesmo um transtorno do espectro do autismo (TEA). Atrasos de linguagem na primeira infância também podem ser um sinal de um problema de aprendizagem que pode não ser diagnosticado até os anos escolares. É importante que seu filho seja avaliado se você estiver preocupado com o desenvolvimento da linguagem dele.
Precisa de Ajuda com Atraso na Fala?
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