Apraxia

Algumas pessoas têm dificuldade em falar ou fazer certos movimentos motores, mesmo que não haja nada de errado com seus músculos. Essas pessoas podem estar sofrendo de apraxia da fala, um problema neurológico que as impede de mover a boca e a língua para falar. Mesmo que seus músculos sejam bons, eles não conseguem falar nada.

Aqui na Inayara Curti – Fonoaudiologia, temos a equipe certa que pode ajudar você. Depois de nos visitar, podemos avaliar sua condição imediatamente e determinar que tipo de tratamento é necessário para lhe ajudar a encontrar sua voz mais uma vez.

Podemos personalizar seu tratamento para que você obtenha os melhores recursos que se adapte à sua situação.

Tipos de Apraxia

A apraxia da fala tem dois tipos diferentes: apraxia adquirida e apraxia infantil.

A apraxia adquirida pode acontecer a qualquer pessoa em qualquer idade, mas geralmente aparece em adultos. Quando isso acontece, a capacidade de fala fica completamente comprometida.

Enquanto isso, a apraxia da fala na infância costuma ser adquirida desde o nascimento e é considerada um distúrbio motor da fala. Quando uma criança tem esse tipo de apraxia, ela não consegue falar nem emitir nenhum som.

No entanto, eles são capazes de entender melhor a fala falada a eles. Felizmente, a apraxia da fala na infância pode ser tratada em crianças, desde que recebam o tratamento adequado.

Causas da Apraxia

Os especialistas ainda não têm certeza de como ocorre a apraxia da fala na infância. Alguns acreditam que é causado por problemas de sinal entre o cérebro e os músculos envolvidos em ajudar uma pessoa a falar.

Os pesquisadores ainda estão tentando entender como tudo está relacionado. Outros também estão verificando as causas genéticas, que podem ter causado a apraxia na infância.

Enquanto isso, a apraxia adquirida é causada por danos cerebrais nas áreas que controlam a capacidade de falar do corpo. Algumas condições que podem causar apraxia incluem traumatismo craniano, acidente vascular cerebral e tumores cerebrais.

Sintomas da Apraxia

A apraxia tem muitos sintomas relacionados à fala que podem ser identificados. Alguns deles incluem:

1. Dificuldade em criar e conectar sílabas para criar palavras
2. Dificuldade em dizer palavras complexas
3. Sempre repetir a pronúncia
4. Inconsistências ao dizer certos sons ou palavras
5. Inflexões incorretas em certas palavras e sons
6 . Usa pistas não verbais frequentemente do que pistas verbais
7. Os sons das vogais são frequentemente distorcidos para algumas palavras
8. Algumas consoantes são ditas silenciosamente, especialmente no início e no final da palavra
9. Alguns tendem a ter dificuldade em dizer ou formar palavras


Para crianças com apraxia na infância, isso acontece ao lado de outros problemas de fala e linguagem. Como resultado, aqui estão alguns dos sintomas que seu filho pode apresentar se tiver apraxia:

1. Vocabulário limitado
2. Problemas gramaticais
3. Problemas de coordenação e coordenação motora fina
4. Problemas de mastigação e deglutição
5. Desajeitado
Se você tem esse problema, podemos diagnosticá-lo corretamente aqui. Também seremos capazes de identificar os sintomas corretamente e identificar o distúrbio de fala correto, porque a apraxia da fala costuma ser confundida com afasia.

Teste e tratamento para Apraxia

Não há nenhum teste ou procedimento direito que possa ajudar os fonoaudiólogos a identificar se um paciente jovem tem apraxia na infância.

Um conjunto de testes são feitos para determinar isso e, geralmente, é com a ajuda dos sintomas do paciente.

Normalmente, esses testes são feitos após o segundo aniversário de uma criança porque crianças muito pequenas não serão capazes de fazer os testes adequadamente para determinar se têm apraxia.

Enquanto isso, a apraxia adquirida é diagnosticada da mesma forma, determinando os sintomas vivenciados pelo paciente. Alguns também podem ser obrigados a fazer uma ressonância magnética para ver a gravidade do dano cerebral e sua localização.

No que diz respeito ao tratamento, existem muitos métodos disponíveis para os pacientes usarem. No entanto, sua eficácia varia dependendo da pessoa em questão, e aqueles com apraxia de fala na infância podem ser obrigados a fazer o tratamento para que ela seja curada.

Aqui na Inayara Curti – Fonoaudiologia, você pode ter certeza de que nossa equipe pode diagnosticar sua situação corretamente e fornecer o tratamento certo que funciona para você. Seguimos as orientações sugeridas para exames e temos as especialidades para oferecer um tratamento personalizado a qualquer paciente

Precisa da ajuda de uma Fonoaudióloga?
Agende agora uma avaliação em nosso consultório de Ribeirão Preto.
(16) 99726-8883

Inayara Curti – Fonoaudiologia

Endere̤o: R. Triunfo, 378 РSanta Cruz do Jose Jacques, Ribeiṛo Preto РSP, 14020-670

Telefone: (16) 99726-8883

Email: contato@inayaracurti.com.br

Estamos Online