Disartria

Quando falamos, usamos muitos músculos para fazer tudo funcionar. Alguns dos músculos que usamos incluem nosso rosto, garganta, língua e lábios, bem como nossos músculos respiratórios. No entanto, se nossos músculos estiverem fracos nessas áreas, provavelmente não seremos capazes de falar e compartilhar o que está em nossas mentes.
Se seus músculos estão fracos nessas áreas-chave, você pode estar sofrendo de disartria. Esse distúrbio da fala ocorre quando seus músculos ficam fracos devido a danos cerebrais.
A disartria pode ser leve ou grave, dependendo da gravidade do dano cerebral. Se você tiver esse transtorno, será difícil pronunciar as palavras certas para as pessoas e também terá problemas para entendê-las.
No consultório, podemos determinar qual tratamento você precisará para superar sua disartria e ter certeza de que receberá o tratamento adequado com base em sua condição. Nossos fonoaudiólogos irão certificar-se de que você está ciente de como o processo irá aliviar todas as suas preocupações

Sinais e causas da Disartria

O dano cerebral é a principal razão pela qual uma pessoa pode ter Disartria. Pode acontecer ao nascer ou acontecer ao longo da vida.
Outros distúrbios ou complicações que podem causar distúrbios cerebrais também podem causar disartria, como:

1. Acidente vascular
cerebral
2. Lesão cerebral
3. Doença de Parkinson
4. Esclerose lateral amiotrófica (ELA)
5. Esclerose múltipla
6. Paralisia cerebral
7. Distrofia muscular
8. Doença de Huntington
9. Tumor

Você saberá que você ou alguém que você conhece tem Disartria se exibir sinais como:

1. Fala resmungada ou arrastada que é difícil de entender
2. Fala muito rápido ou fala muito devagar
3. Falando baixinho
4. Não ser capaz de mover sua língua, lábios e mandíbula adequadamente
5. A voz que emite parece entrecortada ou robótica
6. Som rouco ou ofegante

Teste para Disartria

Se você ou alguém que você conhece está apresentando esses sinais, você precisa procurar ajuda imediatamente. Deixar a disartria sozinha pode ser perigoso e pode afetar sua recuperação geral.
Nesse caso, você precisa ir a um fonoaudiólogo de confiança, para fazer o teste. No Consultório avaliaremos suas habilidades de fala e linguagem, bem como sua respiração e movimentos musculares. Assim que os testes forem concluídos, você saberá por meio deles se tem disartria ou outro distúrbio da fala.
Aqui na Inayara Curti – Fonoaudiologia, iremos explicar o que você precisa saber sobre sua condição para que você não se preocupe com seu tratamento. Levamos nosso tempo avaliando sua condição e, em seguida, ajustando as sessões para atender às suas necessidades perfeitamente. Do início ao fim, estaremos com você para que você tenha mais confiança em suas habilidades e se sinta melhor ao mesmo tempo.

Tratamento para Disartria

Com a ajuda de uma fonoaudióloga, os pacientes com Disartria receberão um tratamento com base na gravidade de sua situação e no tipo de Disartria que apresentam. Algumas das coisas que podem ser trabalhadas para pacientes com disartria incluem:

1. Diminuir a velocidade da fala
2. Melhorar a respiração para poder falar mais alto
3. Fortalecer os músculos da boca
4. Exercícios de lábios e língua
5. Comunicação aumentativa e alternativa

Aqui na Inayara Curti – Fonoaudiologia de Ribeirão Preto, garantimos que o tratamento que forneceremos para a disartria seja perfeito para as suas necessidades. Nosso objetivo é garantir que todas as barreiras que podem impedi-lo de obter o melhor tratamento sejam removidas e tornar mais fácil seu acesso. Oferecemos sessões ambulatoriais de fonoaudiologia a teleterapia da fala para atender às suas necessidades.

Precisa da ajuda de uma Fonoaudióloga?
Agende agora uma avaliação em nosso consultório de Ribeirão Preto.
(16) 99726-8883

Inayara Curti – Fonoaudiologia

Endereço: Rua João Godoy, 523 – Jardim America, Ribeirão Preto – SP, 14020-230

Telefone: (16) 99726-8883

Email: contato@inayaracurti.com.br

Estamos Online