Paralisia das Cordas Vocais

A paralisia das cordas vocais ocorre quando os impulsos nervosos para a sua caixa vocal (laringe) são interrompidos. Isso resulta na paralisia dos músculos das cordas vocais.
A paralisia das cordas vocais pode afetar sua capacidade de falar e até mesmo respirar. Isso porque suas cordas vocais, às vezes chamadas de pregas vocais, fazem mais do que apenas produzir som. Eles também protegem suas vias respiratórias, impedindo que alimentos, bebidas e até mesmo sua saliva entrem na traqueia e cause asfixia.

As possíveis causas incluem danos aos nervos durante a cirurgia, infecções virais e certos tipos de tumores. O tratamento da paralisia das cordas vocais envolve terapia de voz com um fonoaudiólogo ou em casos mais severos intervenção cirúrgica.

Sintomas

Suas cordas vocais são duas faixas flexíveis de tecido muscular que ficam na entrada da traqueia. Quando você fala, as bandas se unem e vibram para fazer som. No resto do tempo, as cordas vocais ficam relaxadas em uma posição aberta, para que você possa respirar.
Na maioria dos casos de paralisia das cordas vocais, apenas uma das cordas vocais está paralisada. A paralisia de ambas as cordas vocais é uma condição rara, mas séria. Isso pode causar dificuldades vocais e problemas significativos de respiração e deglutição.

Os sinais e sintomas de paralisia das cordas vocais podem incluir:

• Uma qualidade ofegante na voz
• Rouquidão
• Respiração ruidosa
• Perda do tom vocal
• Asfixia ou tosse ao engolir alimentos, bebidas ou saliva
• A necessidade de respirar frequentemente enquanto fala
• Incapacidade de falar alto
• Perda do seu reflexo de vômito
• Tosse ineficaz
• Pigarro frequente

Causas

Na paralisia das cordas vocais, os impulsos nervosos para a caixa de voz (laringe) são interrompidos, resultando na paralisia do músculo.

As causas conhecidas podem incluir:

• Lesão nas cordas vocais durante a cirurgia. A cirurgia no pescoço ou na parte superior do tórax ou próximo a ele pode resultar em danos aos nervos que servem à sua caixa vocal. As cirurgias que apresentam risco de danos incluem cirurgias nas glândulas tireoide ou paratireoide, esôfago, pescoço e tórax.
• Lesão no pescoço ou no peito. O trauma no pescoço ou tórax pode causar lesões nos nervos que atendem às suas cordas vocais ou à própria caixa de voz.
• Golpe. Um derrame interrompe o fluxo sanguíneo no cérebro e pode danificar a parte do cérebro que envia mensagens para a caixa de voz.
• Tumores. Os tumores, cancerígenos e não cancerosos, podem crescer dentro ou ao redor dos músculos, cartilagens ou nervos que controlam a função de sua caixa vocal e podem causar paralisia das cordas vocais.
• Infecções. Algumas infecções, como a doença de Lyme, o vírus de Epstein-Barr e o herpes, podem causar inflamação e danificar diretamente os nervos da laringe.
• Condições neurológicas. Se você tem certas condições neurológicas, como esclerose múltipla ou doença de Parkinson, pode ter paralisia das cordas vocais.

Fatores de risco

Os fatores que podem aumentar o risco de desenvolver paralisia das cordas vocais incluem:

• Submeter-se a uma cirurgia de garganta ou tórax. Pessoas que precisam de cirurgia na tireóide, garganta ou parte superior do tórax têm um risco aumentado de danos nos nervos das cordas vocais. Às vezes, tubos de respiração usados em cirurgias ou para ajudá-lo a respirar, se você tiver problemas respiratórios graves, podem danificar os nervos das cordas vocais.
• Ter uma condição neurológica. Pessoas com certas condições neurológicas, como doença de Parkinson ou esclerose múltipla, têm maior probabilidade de desenvolver fraqueza ou paralisia das cordas vocais.

Tratamento

O tratamento da paralisia das cordas vocais depende da causa, da gravidade dos sintomas e do tempo desde o início dos sintomas. O tratamento pode incluir terapia de voz, cirurgia ou uma combinação de tratamentos.

As sessões de terapia de voz envolvem exercícios ou outras atividades para fortalecer as cordas vocais, melhorar o controle da respiração durante a fala, prevenir tensões anormais em outros músculos ao redor das cordas vocais paralisadas e proteger as vias respiratórias durante a deglutição. Ocasionalmente, a terapia de voz pode ser o único tratamento de que você precisa se as cordas vocais estiverem paralisadas em um local que não requeira volume adicional ou reposicionamento.

Precisa da ajuda de uma Fonoaudióloga?
Agende agora uma avaliação em nosso consultório de Ribeirão Preto.
(16) 99726-8883

Inayara Curti – Fonoaudiologia

Endereço: Rua João Godoy, 523 – Jardim America, Ribeirão Preto – SP, 14020-230

Telefone: (16) 99726-8883

Email: contato@inayaracurti.com.br

Estamos Online