Assimetria Facial

Quando você olha seu rosto em fotografias ou no espelho, pode notar que seus traços não se alinham perfeitamente. Uma orelha pode começar em um ponto mais alto do que a outra, ou um lado do nariz pode ter uma ponta mais afiada do que o outro lado.

Ter traços que não se espelham perfeitamente em ambos os lados do rosto é chamado de assimetria.
Quase todo mundo tem algum grau de assimetria no rosto. Mas alguns casos de assimetria são mais perceptíveis do que outros. Lesões, envelhecimento, tabagismo e outros fatores podem contribuir para a assimetria. Assimetria que é leve e sempre existiu é normal.
No entanto, uma nova assimetria perceptível pode ser um sinal de uma doença grave, como paralisia ou derrame de Bell.

Continue lendo para saber mais sobre as causas de um rosto assimétrico, junto com testes e tratamentos.

O que faz com que uma pessoa desenvolva uma face assimétrica?

Genética:
Às vezes, um rosto assimétrico é apenas o resultado do desenvolvimento e da genética. Se lábios proeminentes e assimétricos são comuns em sua família, é provável que você também os tenha.
Fissura labiopalatina e doenças vasculares são condições genéticas de saúde como causas para características assimétricas.


Dano solar:
Conforme você envelhece, a exposição aos raios ultravioleta pode causar o desenvolvimento de manchas, manchas e manchas na pele. Os danos do sol raramente são distribuídos uniformemente por todo o rosto, especialmente se você passa muito tempo ao ar livre com um boné de beisebol, trabalha ao ar livre ou passa muito tempo dirigindo.
Os danos do sol podem causar danos a um lado ou a uma área do rosto.


Fumar:
Fumar expõe seu rosto a toxinas, fumar foi diretamente correlacionado à assimetria facial.


Procedimento Odontológico:
A extração de um dente pode alterar a aparência dos músculos do rosto. O uso de dentaduras ou folheados dentais também podem alterar os contornos do rosto. O resultado nem sempre é simétrico. Em um estudo de 2019 com 147 pares de gêmeos idênticos, foi encontrada assimetria facial associada à extração dentária.


Envelhecimento:
Conforme você envelhece, a assimetria facial aumenta . Esta é uma parte natural do envelhecimento. Embora seus ossos parem de crescer na puberdade, sua cartilagem continua a crescer com a idade. Isso significa que suas orelhas e nariz aumentam e mudam com a idade, o que pode causar assimetria.


Hábitos de vida:
Algumas pessoas acreditam que dormir de barriga para baixo ou com o rosto apoiado em um travesseiro, sentar-se com as pernas cruzadas na mesma direção por longos períodos, ter uma postura inadequada e descansar o rosto contra a mão podem contribuir para a assimetria facial.


Traumas:
Trauma ou lesão facial durante a infância ou na idade adulta podem causar assimetria. Lesões como nariz quebrado ou corte profundo podem fazer com que seu rosto pareça assimétrico.


Paralisia de Bell:
A assimetria facial repentina é um sinal de uma condição mais séria. A paralisia de Bell é uma paralisia dos nervos faciais, causando um início novo ou repentino de fraqueza nos músculos de um lado do rosto. A paralisia de Bell pode ocorrer após a gravidez ou uma infecção viral e, na maioria das vezes, é temporária.
A assimetria facial da paralisia de Bell é causada pelo fato de os músculos de um lado do rosto serem menos capazes ou incapazes de se mover.


Avc:
A queda facial é um sinal de derrame . Se o seu sorriso ficar irregular repentinamente ou se você sentir dormência em um lado do rosto, procure atendimento médico imediatamente. Outros sintomas de um derrame incluem dormência ou fraqueza no braço e dificuldade para falar.


Torcicolo:
O torcicolo se refere a um posicionamento anormal dos músculos do pescoço. Às vezes, o torcicolo acontece enquanto você está no útero, resultando em alguma assimetria facial quando você nasce.
A fraqueza dos olhos pode fazer com que você incline ou gire o pescoço de maneiras diferentes para ver melhor, resultando em músculos ficando mais fortes em um lado do pescoço do que no outro.
Muitos casos de torcicolo são temporários e os sinais desaparecem. Menos comumente, pode ser permanente.

Precisa da ajuda de uma Fonoaudióloga?
Agende agora uma avaliação em nosso consultório de Ribeirão Preto.
(16) 99726-8883

Inayara Curti – Fonoaudiologia

Endereço: Rua João Godoy, 523 – Jardim America, Ribeirão Preto – SP, 14020-230

Telefone: (16) 99726-8883

Email: contato@inayaracurti.com.br

Estamos Online